Alguma dúvida? Pesquise mais sobre o assunto, aqui!

Resultados da pesquisa

domingo, 14 de setembro de 2014

Doenças

Neste tópico: “Doenças” você vai encontrar exemplos de doenças que atingem sistemas já mencionados no blog anteriormente. 


Sistema Nervoso

Em uma postagem anterior, você pode observar a importância do sistema nervoso. Qualquer tipo de doença ou dano nessa área gera extremo prejuízo ao corpo. Nessa postagem você vai encontrar um exemplo de doença que afeta o sistema nervoso e suas reações no corpo humano.

AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL) OU DERRAME


 O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Está entre as principais causas de morte mundiais.
Tipos:
  • AVC Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.
  •  AVC Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro


Sintomas :
        
  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
 Conforme a região cerebral atingida, bem como de acordo com a extensão das lesões, o AVC pode oscilar entre dois opostos. Os de menor intensidade praticamente não deixam sequelas. Os mais graves, todavia, podem levar as pessoas à morte ou a um estado de absoluta dependência. A pessoa pode sofrer diversas complicações, como alterações comportamentais e cognitivas, dificuldades na fala, dificuldade para se alimentar, constipação intestinal, epilepsia vascular, depressão e outras implicações decorrentes da imobilidade e pelo acometimento muscular. Um dos fatores determinantes para os tipos de consequências provocadas é o tempo decorrido entre o início do AVC e o recebimento do tratamento necessário. Para que o risco de sequelas seja significativamente reduzido, o correto é que a vítima seja levada imediatamente ao hospital. Os danos são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de 3 horas para ser iniciado.

 Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento, tais como a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC.
Para conhecer mais sobre o AVC acesse ABAVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário